Causas de dor no ombro

Segundo os médicos, as causas da dor no ombro se dividem em duas categorias principais: as traumáticas e as atraumáticas.

As primeiras estão relacionadas à juventude, e dizem respeito a lesões decorrentes de quedas, choques e movimentos bruscos. Já as segundas são mais comuns na idade madura e decorrem, geralmente, do envelhecimento do corpo como um todo, com o desgaste de articulações e tendões.

O incômodo pode também estar conectado às seguintes causas: Articulares: são as relacionadas à articulação do ombro. A mais comum é a lesão do manguito rotador, que corresponde a 6 em cada 10 visitas a um especialista, especialmente entre os pacientes com mais de 50 anos.

Para estes, a dor, em geral, decorre de alterações degenerativas. Quando isso acontece, a pessoa também apresenta perda de força, além de piora noturna ao dormir sobre o braço.

As dores podem ser periarticulares ou dores referidas: o mal-estar não provém do ombro, mas nele é sentido.

Por exemplo: o paciente tem um problema na região cervical (pescoço), artrite e até hérnia de disco, mas a sensação dolorosa é no ombro; pode ser uma lesão temporomandibular (ATM), uma dor visceral (do coração) e mesmo metabólica, como nas deficiências hormonais.

Distúrbios ergonômicos ou ocupacionais decorrem do movimento repetitivo ou má postura. É o caso de cabeleireiros, pessoas que trabalham carregando cargas ou ficam muito tempo sentadas.

Além dos problemas mecânicos: instabilidade decorrente de movimentação articular excessiva (excessos nas academias), uma outra causa de dores são as inflamações, causadas por processos inflamatórios na bursa (parte do ombro que facilita a ação dos tendões), ou nos próprios tendões.

Esses quadros podem levar à Síndrome de impacto, consequência de uma modificação anatômica na parte superior do ombro (região do osso acrômio).

Bursite, tendinite, artrite, capsulite adesiva e as fraturas são termos conhecidos e que se relacionam diretamente à causa das dores no ombro.

Em caso de sintomas da dor no ombro, procure um ortopedista, a fim de serem feitos exames de toque e de imagem, como ultrassonografias e tomografias.

Se quiser marcar uma consulta, entre em contato comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *