A lesão dos tendões do manguito rotador é a causa mais comum de dor no ombro, e pode ocorrer tanto por fatores externos, como traumatismos e acidentes, quanto por fatores degenerativos, como envelhecimento, características genéticas, hábitos ruins e outras doenças.
O principal sintoma de uma lesão neste local é a dor na lateral do ombro, que se espalha pelo braço e piora com a movimentação. Além disso, é comum que pessoas com uma lesão maior sintam perda de força e menor movimentação dessa região.
Para ter um diagnóstico correto desse problema, você deve consultar um especialista, que através de um conjunto de exames físicos detalhados e complementares de imagem, irá avaliar o tamanho e a localização da lesão.
Após a realização dos exames, avalia-se também se a lesão é parcial, ou seja, não ocorreu rompimento de todo o tendão, ou completa, quando o rompimento é completo. Além disso, é visto quais tendões foram acometidos: as lesões são mais comuns no tendão supraespinal, seguidas pelo tendão infraespinal e subescapular.
Além disso, em caso de lesão crônica, é investigado se ocorreu atrofia ou degeneração muscular.
Com todas as informações sobre a lesão, o tratamento deverá ser iniciado, e a forma como este será feito depende de alguns fatores como a intensidade da dor, perda da função e número de tendões acometidos, além da idade do paciente, e se a lesão é parcial ou completa.
Por mais que esse tipo de lesão não cicatrize sozinha, quando esta é parcial, acometendo menos de 50% do tendão, o tratamento não envolve a cirurgia, e pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios, repouso, uso de gelo e fisioterapia, ocasionando uma grande melhora aos pacientes.
No entanto, se a lesão acomete mais de 50% do tendão, ou for completa, o tratamento cirúrgico é feito na maioria dos casos, isto porque, com a progressão da lesão, a mesma pode se tornar irreparável.
A cirurgia tem o intuito de suturar os tendões rompidos, e a mais utilizada atualmente para esse caso é a artroscopia com anestesia geral, complementada pelo bloqueio dos nervos do plexo braquial. Através dela, os pacientes sentem uma grande melhora na dor e função do ombro.
É muito importante avaliar qualquer lesão dostendões do manguito rotador o quanto antes, para que assim, não haja o risco de piora, e o tratamento seja o mais eficiente possível.
Sendo assim, se está sentindo alguma dor no ombro, marque uma consulta! Entre em contato comigo agora mesmo.