Tendinite e bursite no ombro

Escovar os dentes, tomar banho, pentear os cabelos, vestir-se, trabalhar… Você só é capaz de praticar todas essas ações cotidianas graças à articulação mais flexível do corpo humano, a dos ombros.

E quando a dor se instala nessa região, ela acaba atrapalhando o seu dia de várias maneiras e o que mais se deseja é uma solução rápida e eficaz.

Tanto a tendinite quanto a bursite são processos inflamatórios e possuem sintomas bem parecidos:

. A tendinite é uma inflamação do tendão, caracterizada por inchaço, calor e vermelhidão na área afetada.

. Já a bursite é a inflamação da bursa (uma “bolsa” cheia de líquido que tem a função de proteger os tecidos ao redor das articulações do corpo), e que se localiza em ombros, cotovelos, quadril e joelhos. Existe um falso conceito popular que nomeia todas as lesões dolorosas do ombro de bursite, inclusive uma tendinite. Entretanto, uma das lesões mais comuns do ombro é a lesão do manguito rotador .

As inflamações nos tendões podem ocorrer por diferentes motivos, como excesso de uso (esporte) e sobrecarga, processos traumáticos, e até mesmo em função de outras doenças, como a artrite reumatoide.

Mesmo não apresentando sintomas específicos, os mais comuns são dor ao fazer movimento com a área afetada, restrição, ou mesmo limitação do movimento e diminuição da força.

O paciente que apresentar alguns destes sintomas deve procurar um ortopedista para que sejam feitos exames clínicos por imagens (radiografia, ultrassom e/ou ressonância) para a confirmação do diagnóstico.

As estruturas anatômicas de cada pessoa são diferentes, sendo assim, só o médico irá saber diferenciar se o caso se trata de tendinite ou bursite.

O tratamento clínico é feito com o uso de anti-inflamatórios, repouso e termoterapia (tratamento feito com uso de bolsas de água quente e/ou geladas).

As bolsas de gelo provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos (vasoconstrição), diminuindo as inflamações; enquanto as bolsas quentes aquecem e relaxam a musculatura dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação (vasodilatação), e diminuindo o processo inflamatório.

Além disso, mobilizações e fisioterapia para fortalecer os músculos também podem ser indicadas para resolver o problema.

Quer saber mais e agendar uma consulta para que seu problema seja avaliado por um especialista? Entre em contato comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *